Vitória para a eólica ‘offshore’ flutuante: Ørsted ganha um projeto escocês inovador e acelera a sua expansão comercial 

Salamander, a empresa formada por Ørsted, Simply Blue Group e Subsea7, ganhou um acordo de exclusividade no concurso INTOG (Innovation and Targeted Oil and Gas) da Crown Estate Scotland, marcando uma vitória para a eólica ‘offshore’ flutuante e a expansão comercial de Ørsted na Europa.  
Este projeto eólico ‘offshore’ flutuante de 100 MW, localizado a 35 km da costa de Peterhead no nordeste da Escócia, foi concebido para oferecer à Escócia e à sua cadeia de fornecimento uma oportunidade precoce no desenvolvimento da eólica flutuante 'offshore' antes da construção em maior escala da ScotWind. A Salamander irá apresentar um pacote de tecnologias inovadoras à escala comercial, preparando-as para serem implantadas em projetos maiores, tais como os contratos de arrendamento ScotWind. Estas tecnologias serão fundamentais para assegurar que a energia eólica ‘offshore’ flutuante ao largo da costa é acessível aos consumidores e cria valor para a indústria e as empresas locais. 
 
A fase INTOG foi dividida em dois projetos - um para inovação de menor escala de 100 MW ou menos e outro para atividades maiores ligadas a infraestruturas de petróleo e gás. A Salamander foi bem sucedida na rota da inovação. 
 
Huw Bell, diretor do projeto Salamander, afirmou: "Esta oportunidade através da INTOG permitir-nos-á fazer avançar o projeto, que desempenhará um papel significativo na forma como a indústria produz eólica flutuante e ajudará a cadeia de fornecimento escocesa a acelerar as atividades para o mercado local e internacional. Esperamos que a nossa estratégia apoie a indústria eólica flutuante da mesma forma que a energia eólica ‘offshore’ fixa ao fundo do mar, que conseguiu reduzir os custos nos últimos dez anos. O lançamento de tecnologias eólicas flutuantes para futuros projetos comerciais permitirá à Escócia maximizar o benefício financeiro do seu forte recurso eólico ‘offshore’ e gerar empregos a longo prazo para as comunidades locais".
 
Salamander é atualmente submetida a uma avaliação de impacto ambiental (AIA). O projeto apresentou o seu relatório de avaliação de impacto ambiental à Marine Scotland e ao Aberdeenshire Council, que o transmitiram agora a consultores estatutários e não estatutários para a sua análise e respostas ao projeto proposto e ao âmbito da avaliação de impacto ambiental. O projeto tem um acordo de ligação à rede com a National Grid para permitir que seja entregue até 2030 e contribuir para o objetivo do Reino Unido de 5GW de energia eólica flutuante.

Gabriel Davies, responsável pelo Programa Eólico Flutuante ‘Offshore’ de Ørsted, afirmou: "Salamander é um projeto pioneiro concebido para estimular e apoiar cadeias de fornecimento inovadoras e renováveis na Escócia, maximizando as oportunidades de apoio às energias renováveis em todo o mundo. Com energia eólica flutuante à cúspide da industrialização, a Salamander desempenhará um papel crucial na redução dos custos e na aceleração da implantação comercial da tecnologia em larga escala".
 
Duncan Clark, director do Reino Unido e da Irlanda no Ørsted, afirmou: "Este prémio vem um ano após termos conseguido assegurar o arrendamento flutuante de 1 GW Stromar na ronda de arrendamento ScotWind e marca outro marco importante na prossecução da nossa estratégia global de energia eólica flutuante. Paralelamente ao nosso projeto Stromar, o par forma uma carteira complementar de desenvolvimento eólico flutuante ‘offshore’ na Escócia".
 
Para mais informações, por favor queira contactar:
 
Relações com a imprensa
Tom Christiansen
+45 99 55 60 17
tomlc@orsted.com 
 
Relações com Investidores
Rasmus Keglberg Hærvig
+45 99 55 90 95
ir@orsted.com

A visão da Ørsted é um mundo que funciona completamente com energia verde. A Ørsted desenvolve, cria e opera parques eólicos offshore e onshore, parques solares, instalações de armazenamento de energia, instalações de combustíveis «verdes» e hidrogénio renovável e centrais bioenergéticas. A Ørsted é reconhecida na Lista A da CDP em matéria das alterações climáticas como líder global quanto às ações climáticas e foi a primeira empresa do sector energético do mundo a ter o seu objetivo científico de emissões líquidas zero validado pela iniciativa Science Based Targets (SBTi). Com sede na Dinamarca, a Ørsted emprega aprox. 8000 colaboradores. As ações da Ørsted estão cotizadas na Nasdaq Copenhagen (Orsted). Em 2022, os rendimentos do grupo foram de 132,3 mil milhões de DKK (17,8 mil milhões de EUR).


Sobre o Grupo Simply Blue  
O Simply Blue Group, sediado em Cork, Irlanda, é um promotor líder da economia azul focado na substituição de combustíveis fósseis por energia limpa dos oceanos. Desenvolve projetos pioneiros de economia azul - energia eólica ‘offshore’ flutuante, combustíveis eletrónicos, energia das ondas, e aquacultura de baixo impacto - tudo em harmonia com os oceanos. A empresa tem um gasoduto de mais de 10 GW de projetos eólicos ‘offshore’ flutuantes em todo o mundo. A Simply Blue Group está empenhada em criar oportunidades económicas para as comunidades costeiras e desenvolver projetos que coexistem com a pesca sustentável e a conservação marinha.  Com uma equipa apaixonada de mais de 100 pessoas, o Simply Blue Group tem escritórios em Cork, Dublin, Newquay, Pembrokeshire, Edimburgo, Hamburgo, Bilbao, Oregon, e Nova Escócia. Para saber mais sobre os nossos projetos de economia azul, por favor visite www.simplybluegroup.com.
 
Sobre Subsea7
A Subsea7 é líder mundial na entrega de projetos e serviços ‘offshore’ para a indústria energética.  A Subsea7 torna a transição energética ‘offshore’ possível através da contínua evolução do petróleo e gás com baixo teor de carbono e ao permitir o crescimento das energias renováveis e emergentes. Cria valor sustentável ao fornecer as soluções de transição de energia ‘offshore’ de que o mundo necessita, para hoje e para amanhã. Para saber mais visite www.subsea7.com

 

Anexos

Salamander notícias para investidores.pdf