Hoje, num evento realizado em Örnsköldsvik, no norte da Suécia, a Ørsted iniciou a construção do maior projeto de metanol verde da Europa, o FlagshipONE. O início da construção do FlagshipONE marca os primeiros passos de uma nova era verde do transporte marítimo, em que as instalações de produção de e-metanol em grande escala abastecerão uma frota em constante crescimento. Atualmente, foram encomendados ou estão em funcionamento mais de 110 navios movidos a metanol verde, em comparação com 80 navios no final de 2022. Ao mesmo tempo, novos regulamentos, como o Fuel EU Maritime, estão também a contribuir para o aumento da procura de novos combustíveis marítimos ecológicos. O FlagshipONE iniciará a produção em 2025, altura em que deverá produzir 50 000 toneladas de e-metanol por ano.
Originalmente desenvolvido pela empresa sueca de combustíveis eletrónicos Liquid Wind, o FlagshipONE ficará localizado junto à central de produção combinada de calor e eletricidade Hörneborgsverket da Övik Energi, em Örnsköldsvik, onde também teve lugar a cerimónia de colocação da primeira pedra. O ato contou com a presença de representantes políticos de organismos locais, regionais, nacionais e internacionais, bem como representantes de empresas parceiras, incluindo a Siemens Energy, a Carbon Clean e a Topsoe, que fornecerão os eletrolisadores e o sistema de controlo, o equipamento de captura de carbono e o equipamento de síntese de metanol, respetivamente. Para além destes grandes fornecedores de equipamento, estão já envolvidas no projeto empresas locais e o funcionamento da fábrica espera-se criar postos de trabalho diretos e indiretos em Örnskoldsvik.
Entre os participantes no evento encontrava-se também a Klimatklivet, uma subsidiária da Agência sueca de Proteção Ambiental, que apoiou o FlagshipONE com 151 milhões de coroas suecas. A colocação da primeira pedra foi feita por Anna Dahlberg, secretária de Estado do primeiro-ministro da Suécia; Anna-Britta Åkerlind, presidente do conselho municipal do município de Örnsköldsvik; Anders Nordstrøm, diretor de operações da Ørsted P2X; Claes Fredriksson, fundador e diretor-executivo da Liquid Wind; e Kristina Säfsten, diretora-executiva da Övik Energi.
O evento em Örnsköldsvik centrou-se na necessidade de descarbonizar o transporte marítimo global e no grande potencial da Suécia para se tornar um mercado-chave para a produção de e-metanol, que está a emergir como a opção preferida do transporte marítimo para atingir emissões zero na década de 2020. A Suécia tem diferentes oportunidades para desenvolver energias renováveis, como a energia eólica 'onshore' e ‘offshore’, e possui uma indústria florestal líder global no fornecimento de carbono biogénico necessário à produção de metanol verde. Örnsköldsvik é um dos centros da indústria florestal sueca, com uma grande presença comercial de indústrias avançadas de base florestal.
Anders Nordstrøm, diretor de operações da Ørsted P2X, declarou:
"O FlagshipONE é um projeto pioneiro que abrirá uma nova era para o transporte marítimo ecológico e para a Ørsted. Estou muito satisfeito por termos iniciado agora a construção, juntamente com outros líderes de combustíveis ecológicos de toda a cadeia de fornecimento e com representantes de Örnsköldsvik, Västernorrlands Län e da Suécia em geral. O FlagshipONE será o primeiro projeto de uma nova indústria verde na Suécia, que a Ørsted pretende liderar.”
Claes Fredriksson, CEO e fundador da Liquid Wind, afirmou:
“ O FlagshipONE tornar-se-á em breve a maior instalação de biocombustível à escala comercial na Europa e na Liquid Wind e estamos entusiasmados por a Ørsted estar agora a iniciar a fase de construção do projeto. O FlagshipONE é o nosso primeiro projeto a ser comercializado, sendo apenas o início do nosso percurso para nos tornarmos o principal promotor de instalações de biocombustíveis. Esperamos que este marco inspire muitos outros a contribuírem também para a descarbonização do transporte marítimo. Hoje é um dia histórico para a Suécia, pois colocamos o país no mapa como promotor e produtor de biocombustível verde. Tudo para reduzir a dependência mundial dos combustíveis fósseis".
Kristina Säfsten, CEO da Övik Energi, acrescentou:
"Hoje, celebramos um passo esperado há muito e ver finalmente o FlagshipONE tomar forma junto à nossa central elétrica. Através da Ørsted e da nova instalação de e-metanol, ganhámos um novo cliente industrial significativo no High Coast Innovation Park, reduzindo ao mesmo tempo a pegada de carbono. Damos as boas-vindas à Ørsted em Örnsköldsvik e aguardamos com expectativa a materialização desta importante iniciativa ecológica."
O transporte marítimo global é responsável por cerca de 3% das emissões globais de carbono e o sector é uma área de foco para a Ørsted, à medida que a empresa expande a sua presença no Power-to-X no Norte da Europa e nos EUA. O FlagshipONE é o primeiro projeto de metanol verde no ambicioso pipeline de combustíveis verdes da Ørsted; a empresa está também a desenvolver o "Projeto Star" de 300 000 toneladas/ano na área da Costa do Golfo dos EUA e o projeto "Combustíveis Verdes para a Dinamarca" em Copenhaga, que também produzirá volumes significativos de metanol verde, contribuindo para a descarbonização do transporte marítimo.
O FlagshipONE está localizado nos terrenos da central de cogeração de calor e electricidade a biomassa Hörneborgsverket, em Örnsköldsvik, explorada pela Övik Energi. O e-metanol da FlagshipONE será produzido utilizando eletricidade renovável e dióxido de carbono biogénico emitido pela central de Hörneborgsverket. Além disso, o FlagshipONE utilizará vapor, água de processo e água de arrefecimento da Hörneborgsverket, e o excesso de calor do processo de produção de e-metanol será devolvido à Övik Energi e integrado no seu abastecimento de aquecimento urbano.
Contacto:
Michael Korsgaard Nielsen
mikon@orsted.com
+4599559425