A nova aliança estratégica Ørsted-Acciona dá um passo em frente para a comercialização da ‘offshore’ flutuante em Espanha
Como parte desta colaboração, as empresas trabalharão em conjunto para reduzir o LCOE (levelised cost of energy) e a pegada ambiental da ‘offshore’ flutuante, industrializar o fabrico de fundações de betão e estabelecer uma cadeia de fornecimento europeia para apoiar a carteira europeia de projetos eólicos flutuantes da Ørsted.
Estima-se que mais de 20% dos novos parques eólicos ‘offshore’ serão flutuantes em meados dos anos 2030. Ørsted já está a tomar medidas para comercializar a tecnologia eólica flutuante, sendo o exemplo mais recente a entrada em funcionamento do projeto Salamander na Escócia.
Além disso, Ørsted, com a Repsol, planeia desenvolver a tecnologia eólica flutuante ‘offshore’ em Espanha e impulsionar uma nova indústria para o país, enquanto se aguarda a aprovação dos quadros regulamentares finais.
Marianne Hassl, directora de mercado da Ørsted para energia eólica ‘offshore’ em Espanha e Portugal, afirmou: "Empresas espanholas como Acciona têm capacidades únicas, e na Ørsted precisamos de parceiros fortes para criar um mundo que funcione completamente com energia verde. Ørsted continuará a forjar alianças estratégicas com a indústria espanhola, ajudando a criar empregos e uma economia livre de carbono e ainda mais competitiva a nível internacional. Se o governo espanhol proporcionar um quadro regulamentar ambicioso para a energia eólica ‘offshore’, ajudará neste processo e facilitará a participação de empresas espanholas na futura cadeia de fornecimento de energia eólica ‘offshore’ flutuante, tanto em Espanha como no estrangeiro".
Um elemento-chave do Memorando de Entendimento entre Ørsted e Acciona, será a exploração conjunta da utilização de biocimento neutro em carbono, bioconcreto e outros materiais e soluções que apoiam os objetivos de sustentabilidade e redução de CO₂ de ambas as empresas.
Humberto Moreno, CEO da Acciona Construction, afirmou: "Esta aliança irá ajudar-nos a acelerar o desenvolvimento do nosso negócio como fornecedor de estruturas flutuantes para a indústria eólica ‘offshore’. Ørsted e o conhecimento da Acciona como grupo, tanto em infraestruturas como em energias renováveis, serão fundamentais para o sucesso deste acordo".
Gabriel Davies, Chefe da Floating Wind na Ørsted, acrescentou: "Com a energia eólica flutuante ‘offshore’ podemos fornecer eletricidade renovável, desenvolver a independência energética e preparar o caminho para a neutralidade de carbono em muito mais mercados em todo o mundo. Trabalhar com Acciona irá ajudar-nos a dar o próximo passo na realização do potencial da energia eólica flutuante em grande escala aqui na Europa: inovar, investir na cadeia de fornecimento e reduzir os custos, tudo isto enquanto reduzimos as emissões de carbono. Ørsted já o conseguiu com a energia eólica ‘offshore’ fixa, e agora fá-lo-emos novamente com a energia eólica flutuante".
Ørsted é a primeira empresa de energia do mundo com um objetivo de emissões líquidas zero baseado na ciência, e visa um impacto positivo líquido na biodiversidade a partir de 2030. Além disso, é membro fundador da SteelZero, uma aliança industrial do lado da procura para a produção de aço sem combustíveis fósseis. Ørsted faz também parte do compromisso da coligação First Movers com o cimento e o betão com baixo teor de carbono.
Ørsted em Espanha
Para mais informações, queira contactar:
Relações com os media
Boris Ajeganov
+45 99 55 48 78
boraj@orsted.com
Relações com investidores
Rasmus Keglberg Hærvig
+45 99 55 90 95
IR@orsted.com
Sobre a Ørsted
A visão da Ørsted é um mundo que funciona completamente com energia verde. A Ørsted desenvolve, cria e opera parques eólicos offshore e onshore, parques solares, instalações de armazenamento de energia, instalações de combustíveis «verdes» e hidrogénio renovável e centrais bioenergéticas. A Ørsted é reconhecida na Lista A da CDP em matéria das alterações climáticas como líder global quanto às ações climáticas e foi a primeira empresa do sector energético do mundo a ter o seu objetivo científico de emissões líquidas zero validado pela iniciativa Science Based Targets (SBTi). Com sede na Dinamarca, a Ørsted emprega aprox. 8000 colaboradores. As ações da Ørsted estão cotizadas na Nasdaq Copenhagen (Ørsted). Em 2022, os rendimentos do grupo foram de 132,3 mil milhões de DKK (17,8 mil milhões de EUR).