A GOWA é uma nova organização global que reúne governos, o sector privado, organizações internacionais e outras entidades interessadas para acelerar o desenvolvimento da energia eólica offshore. A aliança foi lançada no ano passado na COP27 pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), o Conselho Global de Energia Eólica (GWEC), e o governo dinamarquês.
Mads Nipper, presidente do Grupo e CEO do Ørsted, afirma:
"A GOWA tem um potencial magnífico porque permite aos países e governos partilhar aprendizagens e melhores práticas no âmbito da energia eólica offshore, poupando assim tempo valioso ao acelerar o tão necessário desenvolvimento global da energia eólica offshore. Em Ørsted, estamos felizes e orgulhosos por nos juntarmos à GOWA para partilhar os nossos conhecimentos e ajudar governos a construir mais depressa a energia eólica offshore, ao mesmo tempo que disponibilizamos os seus muitos benefícios para o ambiente, a natureza e as comunidades locais".
E continua: "Hoje em dia, muitas vezes demora mais tempo a projectar do que a construir um parque eólico offshore. Os governos e o sector privado devem colaborar para criar um ambiente regulador favorável e simplificar os processos de licenciamento. Através do GOWA, podemos acelerar a implantação de eólicas offshore e ajudar os mercados emergentes a arrancar com sucesso. Encorajo os nossos pares da indústria a juntarem-se também ao GOWA e a partilharem os seus conhecimentos".
Os países membros da GOWA incluem Austrália, Bélgica, Colômbia, Dinamarca, Alemanha, Irlanda, Japão, Holanda, Noruega, Portugal, Espanha, Santa Lúcia, Reino Unido, e EUA, e espera-se que mais países se associem.
O potencial não explorado da energia eólica offshore
De acordo com as previsões da AIE e da IRENA, serão necessários 2.000 GW de capacidade eólica offshore instalada até 2050 para manter o cenário de 1,5 °C ao alcance e atingir emissões líquidas zero até 2050. De acordo com uma análise do Banco Mundial baseada no Atlas Eólico Global, mais de
71.000 GW de recursos eólicos offshore com capacidade eólica tecnicamente extraível foram identificados em todo o mundo. No entanto, a capacidade eólica ´offshore´ global instalada em 2021 foi de apenas 57 GW.
Ao aderir à GOWA, Ørsted procura partilhar conhecimentos e melhores práticas para ajudar a satisfazer a ambição da aliança de ver pelo menos 380 GW de capacidade eólica offshore construídos até 2030 e um aumento da capacidade instalada de pelo menos 70 GW por ano a partir de 2030.