O Conselho de Administração da Ørsted aprovou o relatório anual para 2022
O nosso lucro operacional (EBITDA) do ano ascendeu a 32,1 mil milhões de DKK (4.300 milhões de euros), o nosso EBITDA mais elevado de sempre, dos quais o ganho dos 50% de explorações agrícolas de Hornsea 2 e Borkum Riffgrund 3 ascendeu a 11,0 mil milhões de DKK no total (1.479 milhões de euros).
O EBITDA, excluindo novos acordos de parceria, ascendeu a 21,1 mil milhões de DKK (283 milhões de euros), um aumento de 5,3 mil milhões de DKK em relação a 2021. Um resultado da nossa carteira diversificada são ganhos significativamente mais elevados do que o esperado no início do ano, com o nosso negócio eólico ‘Onshore’ e solar fotovoltaico, as nossas centrais de produção combinada de calor e eletricidade, e as nossas atividades de gás; enquanto os ganhos no ‘Offshore’ diminuíram. A diminuição inesperada no ‘Offshore’ deveu-se principalmente aos impactos adversos das sebes e atrasos nos nossos projetos de construção Hornsea 2 e Greater Changhua 1 & 2.ª.
Neste contexto, o lucro líquido ascendeu a 15,0 mil milhões de DKK (2016,44 milhões de euros), e o retorno do capital empregado (ROCE) foi de 17%.
O Conselho de Administração recomenda um dividendo de 13,5 DKK por ação (DKK 5,7 mil milhões no total, ou seja, 766,25 milhões de euros), mais 8,0% e conforme a nossa política de dividendos.
Em 2023, o EBITDA, excluindo novos acordos de parceria, deverá ser de 20-23 mil milhões de DKK (2.700 a 3091 milhões de euros), e os investimentos brutos deverão ser de 50-54 mil milhões de DKK (6721,45 a 7259,17 milhões de euros).
Mads Nipper, presidente do grupo e CEO do Ørsted, disse:
"Num ano com condições de mercado excecionais, nomeadamente os preços muito voláteis da energia e um aumento substancial da inflação, estamos felizes por alcançar um lucro operacional recorde para 2022. Alcançámos um forte desempenho operacional, com os nossos ativos a permanecerem plenamente operativos e com taxas de disponibilidade robustas. As nossas centrais CHP apoiaram a tão necessária segurança de aprovisionamento na Dinamarca.
Além disso, atingimos resultados estratégicos significativos em toda a nossa atividade, e continuamos confiantes nas nossas estimativas financeiras a longo prazo e nas nossas ambições de crescimento. O mundo enfrenta uma crise climática, e é indiscutível que é necessária uma transição para um sistema energético sustentável. Estamos prontos a fazer parte desta tão necessária construção de energia renovável".
Ørsted alcançou resultados estratégicos significativos durante 2022, incluindo:
‘Offshore’
‘Onshore’
P2X
Para mais informações, queira contactar:
Ørsted Media Relations
Boris Ajeganov
+45 99 55 48 78
boraj@orsted.com
Sobre a Ørsted
A grande ambição da Ørsted é criar um planeta movido à energia renovável. Ørsted desenvolve, constrói e opera parques eólicos, ‘offshore’ e ‘onshore’, centrais solares, instalações de armazenamento de energia, hidrogénio renovável, instalações de combustíveis verdes e centrais de bioenergia. Além disso, Ørsted oferece produtos energéticos a clientes corporativos. Somos a única empresa energética do mundo com uma meta de zerar emissões líquidas validada pela Science Based Targets initiative (SBTi). Adicionalmente, a Ørsted tem a ambição de criar impacto liquido positivo em biodiversidade em todos os novos projetos de energia renovável mais tardar em 2030. Com sede na Dinamarca, a Ørsted emprega 7292 pessoas. As ações da Ørsted estão listadas na Nasdaq Copenhagen (Ørsted). Em 2021, a receita do grupo era de 77,7 mil milhões DKK (10,4 mil milhões de EUR).