Os líderes eólicos ‘offshore’ e o Carbon Trust desenvolvem o primeiro método, apoiado pela indústria, para calcular as pegadas de carbono do ciclo de vida dos parques eólicos ‘offshore’
O objetivo do programa é desenvolver uma metodologia comum para medir as emissões do ciclo de vida dos parques eólicos ‘offshore’ com o de transformar este procedimento numa norma na indústria.
A medição das emissões do ciclo de vida começa lentamente a ser integrada em concursos ‘offshore’ em alguns mercados (por exemplo, parte do plano da cadeia de abastecimento no Reino Unido, NY02/03, NO e parte das discussões em curso no processo político na Dinamarca). Para cumprir estes requisitos, podemos utilizar o nosso próprio modelo para avaliações do ciclo de vida. No entanto, as empresas da indústria ‘offshore’ utilizam diferentes metodologias para calcular as emissões do ciclo de vida, tornando difícil para clientes e investidores compreender e comparar a pegada de carbono dos diferentes parques eólicos ‘offshore’.
É por isso que estamos agora a colaborar com atores-chave da indústria e com o Carbon Trust, um facilitador de confiança dentro da indústria OF e especialista em cálculo do carbono, para desenvolver um padrão comum para o setor. Esta nova norma pode ter um impacto potencial a longo prazo nos critérios de não preço nos requisitos das propostas, e pode ajudar a incentivar investimentos em soluções de baixo carbono na cadeia de abastecimento.
Para mais informações, queira contactar:
Ørsted Media Relations
Boris Ajeganov
+45 99 55 48 78
boraj@orsted.com
Sobre a Ørsted
A grande ambição da Ørsted é criar um planeta movido à energia renovável. Ørsted desenvolve, constrói e opera parques eólicos, ‘offshore’ e ‘onshore’, centrais solares, instalações de armazenamento de energia, hidrogénio renovável, instalações de combustíveis verdes e centrais de bioenergia. Além disso, Ørsted oferece produtos energéticos a clientes corporativos. Somos a única empresa energética do mundo com uma meta de zerar emissões líquidas validada pela Science Based Targets initiative (SBTi). Adicionalmente, a Ørsted tem a ambição de criar impacto liquido positivo em biodiversidade em todos os novos projetos de energia renovável mais tardar em 2030. Com sede na Dinamarca, a Ørsted emprega 7292 pessoas. As ações da Ørsted estão listadas na Nasdaq Copenhagen (Ørsted). Em 2021, a receita do grupo era de 77,7 mil milhões DKK (10,4 mil milhões de EUR).