
O projeto Green Fuels for Denmark recebe financiamento do IPCEI dinamarquês

O consórcio Green Fuels for Denmark consiste no Ørsted, que lidera o desenvolvimento do projecto, e várias grandes empresas de logística dinamarquesas com presença global. Os parceiros do lado da procura são: A.P. Moller - Maersk, Aeroportos de Copenhaga, DFDS, DSV e SAS. Topsoe, Nel e Everfuel são parceiros tecnológicos no projeto, e COWI atua como um parceiro consultivo. Ao reunir empresas dinamarquesas líderes tanto do lado da tecnologia como do lado da oferta e da procura, a Green Fuels for Denmark está numa posição ideal para desenvolver o grande potencial da Dinamarca no âmbito da Power-to-X, enquanto cria empregos e desenvolve a cadeia de abastecimento.
O financiamento da Autoridade Empresarial Dinamarquesa representa uma importante contribuição para os Green Fuels for Denmark, que, como projeto emblemático, pode ajudar a fazer avançar a indústria Power-to-X na totalidade para fornecer os combustíveis verdes necessários urgentemente para assegurar a independência energética regional da Europa e combater as alterações climáticas. Os combustíveis verdes para a Dinamarca, e a indústria Power-to-X em geral, continuam dependentes de um fornecimento competitivo de energia renovável e de regulamentos nacionais e internacionais claros que encorajam a procura de combustíveis verdes e deslocam as alternativas baseadas em combustíveis fósseis. Com as condições de enquadramento necessárias, o financiamento dinamarquês do IPCEI pode contribuir para a realização deste projeto pioneiro.
As duas primeiras fases dos Green Fuels for Denmark produzirão hidrogénio renovável para fornecer camiões pesados e e-metanol suficiente para alimentar um navio oceânico ou vários ferries. O consórcio também planeia iniciar a produção de combustível sintético de aviação amigo do ambiente, e-querosene, na segunda fase do projeto. Nas fases posteriores dos Green Fuels for Denmark, o projeto poderia produzir uma quantidade de e-querosene correspondente a 30% do consumo de combustível de avião antes da pandemia no aeroporto de Copenhaga, muito mais do que o combustível necessário para a aviação interna dinamarquesa.
Anders Nordstrøm, COO de Ørsted Power-to-X, diz:
"Estamos muito satisfeitos por termos recebido financiamento do governo dinamarquês para os Green Fuels for Denmark, e gostaríamos de elogiar a Dinamarca por assumir um papel de liderança na luta contra as alterações climáticas, também nos sectores mais difíceis de abordar. Power-to-X pode tornar-se o próximo pilar empresarial verde da Dinamarca e, com uma regulamentação apropriada e favorável, os Green Fuels for Denmark estão numa posição única para liderar esta segunda fase da história de sucesso verde da Dinamarca".
Christian Poulsen, COO dos Aeroportos de Copenhaga, declara:
"Power-to-X é a chave para a transição verde da aviação, e é crucial para dar saída ao desenvolvimento e produção. Com as condições de enquadramento necessárias, o financiamento do IPCEI dinamarquês pode contribuir para a realização de Green Fuels for Denmark e preparar o caminho para uma aviação mais sustentável. Nós, nos Aeroportos de Copenhaga, estamos orgulhosos de fazer parte do projeto e felizes por este ter atingido este importante marco".
Jens Bjørn Andersen, CEO do DSV Group A/S, diz:
"Uma parte importante para fazer avançar a indústria é a criação de fóruns e parcerias para a colaboração, inovação e intercâmbio de melhores práticas entre empresas. Por conseguinte, estou encantado por a DSV fazer parte da Green Fuels for Denmark e por termos chegado a esta importante fase do projeto. A utilização de combustíveis alternativos desempenhará um papel fundamental no futuro de um sector de transportes com emissões mais baixas e está ligada às ambições de sustentabilidade a longo prazo da DSV.
Simon Pauck Hansen, Vice-Presidente Executivo e COO da SAS, afirmou:
"Esta é uma notícia ótima e importante. A atribuição de 600 milhões de DKK é uma contribuição decisiva para o lançamento do projeto e demonstra que o PtX é um caminho de transição, também para a descarbonização da aviação. Estamos a falar da produção de volumes potencialmente significativos de e-querosene sustentável, correspondendo aproximadamente ao consumo anual total de combustível da SAS para a sua rede na Dinamarca".
Sobre os Green Fuels for Denmark (Combustíveis Verdes para a Dinamarca)
Green Fuels for Denmark é o principal projecto Power-to-X da Dinamarca, que visa produzir hidrogénio renovável, e-metanol e e-querosene para a descarbonização do transporte pesado. O projeto será localizado na central elétrica de Avedøre em Ørsted, Copenhaga, que também fornecerá carbono biogénico para produzir e-metanol e e-querosene.
O projeto é liderado por um consórcio constituído por Ørsted, A.P. Moller - Maersk, Aeroportos de Copenhaga, DFDS, DSV e SAS. Topsoe, Nel e Everfuel são parceiros tecnológicos e COWI é um parceiro consultivo no projeto, que também é apoiado por Molslinjen, pela Câmara Municipal de Copenhaga e pela Região da Capital da Dinamarca.
Para mais informações, queira contactar:
Ørsted Media Relations
Boris Ajeganov
boraj@orsted.com
+45 99 55 48 78