Ørsted na Cimeira de Portugal sobre Energias Renováveis 2022 da APREN
O evento contou com intervenções de especialistas na área das energias renováveis a nível (inter)nacional, somando vários painéis de debate para discussão dos principais temas do setor. Neste sentido, a nossa colega Marianne Beck Hassl, responsável de energia eólica ‘offshore’ em Espanha e Portugal na Ørsted, onde trata do desenvolvimento de negócios na Península Ibérica, participou na mesa sobre renováveis oceânicas. Na mesa de debate, partilhou a sua apresentação com outras e outros representantes de empresas do setor energético tais como o José Pinheiro (Ocean Winds); a Alexandra de Marichalar (TotalEnergies) e o Benoît Gilbert (Vestas), com a moderação do Pedro Amaral Jorge, da APREN.
Como escalar a eólica em Portugal
A representante de Ørsted afirmou na sua intervenção: «Embora sejamos concorrentes, há muitas áreas em que a maioria das empresas eólicas concordamos. Para escalar e comercializar a energia eólica flutuante e cumprirmos o ambicioso objetivo estabelecido por Portugal, precisamos:
Além disso, Ørsted e o seu parceiro espanhol para projetos eólicos ‘offshore’, Repsol, esperam trabalhar com toda a indústria eólica e com os decisores políticos sobre estes pontos fulcrais para o desenvolvimento das energias renováveis na Península Ibérica.
Aqui pode ver uma entrevista com a responsável de energia eólica ‘offshore’ em Espanha e Portugal na Ørsted, Marianne Beck feita durante a cimeira.
Prémio APREN 2022
Paralelamente a este evento, decorreu ainda a cerimónia de atribuição do Prémio APREN 2022 - uma iniciativa que visa divulgar dissertações académicas de mestrado e doutoramento, relacionadas com eletricidade de origem renovável.
Entre os estudantes distinguidos esteve Mário Couto, aluno do Doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia, que arrecadou o primeiro lugar na categoria “Doutoramento”.